Brasileiros em Libertadores e Mundial

 A Copa Libertadores e o Mundial de Clubes mexem com os nervos de qualquer torcedor. Quem não sonha ver seu time levantar a taça mais cobiçada da América do Sul e ter o prestígio de ser campeão mundial? Antes da estreia dos brasileiros na fase preliminar da edição de 2021, reunimos as estatísticas de cada participação de um clube nacional nestas duas competições para entender onde o Brasil se encaixa nesse cenário.



Quem tem o melhor aproveitamento? Que jogador marcou mais gols? Qual é o país mais vitorioso? Essas e outras perguntas estão respondidas logo abaixo.


Títulos brasileiros

Ranking das Taças dos Clubes Brasileiros


De 1960 até 2004, o torneio que reunia clubes campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões era chamado de Copa Intercontinental. Em 2000, foi disputado no Brasil um torneio que testou um novo formato, com mais clubes. Todos eles são reconhecidos como Mundiais.


Títulos por países

  • LIBERTADORES
    Argentina25
    Brasil20
    Uruguai8
    Colômbia3
    Paraguai3
    Chile1
    Equador1
  • MUNDIAL
    Espanha11
    Brasil10
    Argentina9
    Itália9
    Uruguai6
    Alemanha5
    Inglaterra3
    Países Baixos3
    Portugal2
    Paraguai1
    Sérvia1

América do Sul X Europa

Lista das taças conquistadas por equipes europeias e equipes da américa do sul

Se os clubes brasileiros venceram 20 das nossas 57 Libertadores (35%), no Mundial o aproveitamento é ainda melhor. As equipes do país ganharam o título em 10 das 20 participações (50%), mas o percentual sofre uma queda vertiginosa desde 1996.

Naquele ano, a Corte Europeia de Justiça deu ganho de causa a uma ação trabalhista movida pelo atacante belga Jean-Marc Bosman, dando a ele e a todos os jogadores que tivessem passaporte europeu o direito de jogar em qualquer clube do bloco.

Isso permitiu a formação de supertimes e deixou cada vez mais exposto o abismo econômico que existe entre América do Sul e Europa. Os sul-americanos, que tinham seis títulos de vantagem naquela época, hoje estão oito atrás. Além disso, com a inserção de uma fase semifinal a partir de 2005, os times sul-americanos ficaram quatro vezes em terceiro lugar e uma vez em quarto (em 2020) no Mundial.

A Libertadores e a Intercontinental começaram a ser disputadas em 1960. O Brasil ficou ausente apenas três vezes da competição continental: em 1966, 1969 e 1970. Depois da eliminação do Bahia na primeira edição, nos anos seguintes o país conquistou o bicampeonato da Libertadores e do Mundial, com o Santos. Tudo bem que Pelé estava em campo nestas conquistas, mas ao longo dos anos é possível perceber que os times brasileiros conseguiram manter o alto rendimento.

O número de participantes brasileiros na Copa Libertadores aumentou com as mudanças de regras do campeonato. De apenas um clube em 1960, o país pulou para oito em 2017, recorde que permanece na edição de 2021. E o aproveitamento cresceu junto. Nos últimos 10 anos, dos 62 representantes brasileiros em fases de grupos, apenas oito não avançaram às oitavas de final (12,9%).

Os clubes brasileiros jogaram 1.826 partidas em toda a história da Copa Libertadores. As vitórias vieram em metade dos jogos, 915 (50,1%), já as derrotas somam 500, o que representa 27,3% do total. Com dois títulos, um a menos que São Paulo e Grêmio, o Cruzeiro venceu 57,2% dos seus jogos, o melhor aproveitamento entre os brasileiros campeões da América. O atual detentor do título, no entanto, não fica muito atrás. O Palmeiras ganhou 54,8% de suas partidas e tem maior saldo de gols dentre os times nacionais: 155, contra 149 da Raposa. No total, o Brasil marcou 2.891 gols na competição e tem um saldo positivo de 1.041.

Dos 28 clubes brasileiros que já disputaram a Libertadores, apenas 10 avançaram para o Mundial de Clubes. Com quatro vitórias em quatro partidas, o tricampeão São Paulo tem o melhor aproveitamento. O time que mais jogou foi o bicampeão Santos. Até 1979, a competição era feita em duas partidas entre os finalistas. Em 1963, o time santista ainda teve um terceiro jogo para o desempate, o que ajudou para que o clube tenha um total de sete partidas.


CRÉDITOS

Design:Alexandre LageFabio PennaMario LeiteApuração e texto:Fabio PennaDesenvolvimento:Elihofni LimaFilipe Cunha


ESCREVA UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem