Da descrença à estabilidade: Treze mostra evolução, e Marcelinho vê o copo cheio: "Nosso time é forte"

 

Galo monta time modesto, vai mal na pré-temporada, gera desconfiança, mas mostra qualidade na Copa do Nordeste, segue invicto e, aos poucos, vai conquistando a confiança do torcedor



Treze iniciou a montagem do elenco para a temporada 2021 de forma discreta, renovando com apenas quatro atletas que atuaram no ano passado, e contratando de forma consciente, "com os pés no chão", como falou o técnico Marcelinho Paraíba ainda no início da pré-temporada.


Além de contar com um elenco mais modesto, a promoção de Marcelinho — que era auxiliar técnico — ao cargo de treinador também deixou o torcedor com certa desconfiança; afinal seria a primeira experiência do ídolo do clube à frente de um time profissional, de forma efetiva. Uma responsabilidade muito grande, logo em um ano no qual o Galo tem um calendário recheado, voltando a disputar a Copa do Brasil e Copa do Nordeste depois de três anos, além de ter também o Campeonato Paraibano e a Série D do Brasileirão.


Marcelinho Paraíba está invicto no comando do Treze — Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze


Durante a pré-temporada, as dúvidas aumentaram quando vieram os amistosos. Foram apenas dois testes e neles duas derrotas: 2 a 1 para o Globo FC e 3 a 1 para o América-RN, ambos no Amigão, levantando ainda mais os questionamentos sobre se o grupo iria engrenar ou não na temporada.


Mas, como amistosos são apenas testes, não se pode tirar conclusões precipitadas. Marcelinho aproveitou as derrotas para ver onde o grupo errou, com as mesmas peças soube organizar a casa e começou a responder dentro da Copa do Nordeste, onde o time está invicto em três rodadas, vencendo sua partida em casa — 1 a 0 sobre o Altos-PI — e conseguindo dois empates fora, contra duas equipes do alto escalão – 1 a 1 com o CSA, da Série B, na primeira rodada, e novamente 1 a 1 com o Fortaleza, da Série A, no último sábado. Com os resultados, o Galo está na vice liderança do Grupo A da competição.


— Muitos não estavam acreditando na gente. O que nós estamos fazendo já está sendo uma coisa maravilhosa. Jeferson sabe o que nós passamos aqui no ano passado, a luta. Estão pensando que é moleza? Ninguém estava acreditando no nosso time, não. Nós estamos correndo, sofrendo junto, todo mundo se abraçando – desabafou Marcelinho Paraíba logo após o ponto conquistado contra o Leão do Pici, na Arena Castelão.


Empate com o Fortaleza, na Arena Castelão, foi bastante valorizado pelo Treze — Foto: Thiago Gadelha



E onde antes havia desconfiança, agora há empolgação. O torcedor alvinegro já batizou a boa fase "Marcelismo", em alusão à brincadeira que a torcida do Vasco fez no início do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando associou a boa fase nas três primeiras rodadas ao "Ramonismo", que vem exatamente do técnico Ramon Menezes, comandante do grupo que chegou a ser líder da Série A naquele momento.


Marcelinho comemora a boa fase, mas sabe que ainda tem muito para acontecer dentro da competição e no resto da temporada.


— Vamos continuar os pezinhos no chão, continuar humildes. Nosso time é forte. Vai ter um jogo que a gente vai ganhar com tranquilidade? Vai ter. Mas vamos continuar assim, com essa pegada – finalizou.


Agora o Treze gira a chave e muda de competição. O foco já está na partida da próxima quinta-feira, quando o Galo recebe o América-MG pela Copa do Brasil. O jogo está marcado para as 16h, em Campina Grande, no Estádio Presidente Vargas.


Por Izabel Rodrigues — Campina Grande




ESCREVA UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem