Flamengo busca investidores para fundar uma filial nos Estados Unidos ou na Europa

 

Clube tem pelo menos três motivos para sonhar com um clube fora do Brasil: gerar receitas com moeda forte, colocar mais atletas na vitrine e oferecer novo "produto" à torcida


Assim como o Manchester City reforçou uma tendência no mercado do futebol – de ter clubes em vários países e inaugurar uma espécie de multinacional –, o Flamengo tenta estruturar uma operação para ter uma filial. Talvez em Portugal. Preferencialmente, nos Estados Unidos.


Os planos foram detalhados por Rodrigo Tostes, vice-presidente financeiro do clube, no episódio desta semana do podcast Dinheiro em Jogo. A proposta já foi apresentada pela diretoria rubro-negra para o Conselho de Administração e tem avançado sob a liderança do dirigente.


Botafogo x Flamengo — Foto: André Durão


Enquanto o City usa do dinheiro dos Emirados Árabes para fazer seus investimentos mundo afora, o Flamengo não pretende colocar dinheiro próprio na operação. Em vez disso, procura um parceiro que entre com o dinheiro, enquanto caberá ao clube licenciar sua marca para a filial.


Tostes diz que atualmente o Flamengo está estruturando a operação com instituições financeiras. Precisa haver um banco no meio. O dirigente também adiantou que o clube não deverá alterar sua estrutura societária – de associação civil para sociedade anônima, por exemplo.


Em 2018, o Fluminense chegou a firmar parceria com o Samorim, um clube da Eslováquia, mas o projeto terminou no início de 2019 por falta de dinheiro. Os dirigentes tricolores não conseguiram patrocínios para bancar o custo de aproximadamente 63 mil euros por mês.


@rodrigocapelo


ESCREVA UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem